quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Relatório 3

Esta atividade faz parte do Caderno de Teoria e prática TP3.
A classe foi dividida em dois grupos; um grupo dizia secretamente a um representante o nome de um objeto; esse representante, diante da classe, descrevia o objeto sem dizer o nome; os membros do grupo identificavam o objeto pela descrição,onde o aluno descrevia além das características físicas, para que servia e onde normalmente era encontrado.
Após terem passados vários alunos descrevendo objetos, foi solicitado que cada um produzisse um texto descrevendo um objeto de grande valor pessoal, tendo como desafio dar o maior número possível de informações, mas identificá-lo somente na última linha do texto.

Descrição de objeto

Eu não vivo sem o “?”
É um objeto muito importante, de cor variável, possui diferentes formatos.
Podemos fazer várias coisas com ele, desde viajar pelo mundo,ficando bem informado e até se divertir.
É meu amigão, as vezes minha mãe até briga comigo porque quero estar sempre com ele.
Ficou curioso? Mas ainda não vou contar o que é. Vou dar mais dicas.
Começa com a letra C, a quarta letra é P e a última é R .
Pronto.Contei. É o meu computador.

Aluno: T.E.R
Série:6ª 03
E.E.B.Henrique Rupp. Júnior

Relatório 4

Juntamente com os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Henrique Rupp Júnior trabalhamos a atividade “avançando na prática” do Caderno Teoria e Prática TP4 um dos poemas mais conhecidos de Carlos Drummond de Andrade “Cidadezinha Qualquer”.
Primeiramente o poema foi lido em voz alta pelo professor, depois relembramos a biografia do autor. Identificamos a época em que o autor escreveu o poema e o lugar onde nasceu, sendo pedido aos alunos que imaginassem a cidade de Itabira como era 1930, comparando-a a cidade onde moram, observando quantas mudanças ocorreram até os dias atuais.
Os alunos falaram também de outras cidades que gostariam de conhecer ou qual seria a cidade de seus sonhos.
Ao Término do comentário voltamos a falar sobre o poema “Cidadezinha Qualquer”; interpretando-o.
Estudadas as questões referentes ao poema e garantida sua compreensão, os alunos tiveram a oportunidade de escreverem a respeito de sua própria cidade , onde alguns optaram por texto poético, outros em prosa.

Minha Cidade

Campos Novos é uma cidade bonita
Tem tudo o que você necessita.

Minha cidade tem muitas belezas
E também grandes empresas.

É uma cidade muito amada
E também muito cuidada.

Tem pessoas de todas as raças
E todos se divertem na praça.

Tem alunos inteligentes
E professores competentes.

Gosto muito desta cidade
Nela tenho grandes amizades.

Daqui não pretendo mudar
Para meu futuro conquistar.


Aluna: G.R
Série: 6ª 03
E.E.B. Henrique Rupp. Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário