quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gestar II
E.E.B.Henrique Rupp Júnior
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia A. Fagundes
Série Participante: 6ª 03_ Ensino Fundamental
Ano: 2009

“Aprendemos quando compartilhamos experiências”
(John Dewey)

Relatório 1

A proposta de atividade do Caderno de Teoria e Prática( TP3 ) era estudar a Biografia do Autor Carlos Drummond de Andrade.
Assim , iniciamos com a turma 6ª série do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Henrique Rupp Júnior estudo da Biografia do Autor, sendo realizada leitura silenciosa e após leitura oral. A partir do conhecimento do texto foi relembrado o que era Biografia e comentado as biografias de outros autores estudadas anteriormente.
A partir deste momento comentamos sobre nossa vida, sendo que todos ficaram eufóricos, pois falaram dos momentos vividos na infância, dos esportes preferidos, das músicas e dos sonhos para o futuro.
Após os comentários foi solicitado que os mesmos deveriam elaborar sua própria Biografia.


Minha Vida

Sou A.R, brasileira, nasci no dia 13/03/97.
Tenho 12 anos estudo na Escola de Educação Básica Henrique Rupp Júnior, estou na 6ª série.
Sou alta, magra, cabelos pretos, olhos castanhos, sou alegre, tenho uma família completa, meu pai, minha mãe e minha irmã.
Nasci no interior e lá fui muito feliz, tinha amigas e liberdade, as ruas não eram tão movimentadas,
Podíamos sair e brincar sem causar preocupações aos nossos pais.
Quando pequena, com apenas quatro anos, comecei a usar óculos, foi muito difícil de me acostumar, mas mesmo assim fui persistente e não desisti pois percebia que com ele enxergava melhor.
Hoje moramos em Campos Novos, posso dizer que já não tenho a mesma liberdade, mas gosto daqui; já tenho novas amizades e estou estudando muito para ser aprovada no final do ano e poder curtir minhas férias.

Aluna: A.R
Série: 6ª 03
E.E.B Henrique Rupp Júnior

Relatório 2

Nesta atividade do Caderno de Teoria e Prática TP3 , foi trabalhado com a 6ª série do Ensino Fundamental da E.E.B Henrique Rupp Júnior, “Interpretação Textual”. Cada aluno recebeu copia do texto “Lavadeiras de Moçoró”,sendo feito leitura silenciosa e leitura oral, a partir do conhecimento do texto levantou-se comentários a respeito do assunto, que antigamente usava-se lavar roupas nos rios, onde as mulheres utilizavam as pedras como esfregadeiras e que ainda hoje isto acontece em determinadas regiões do país.
Comentou-se ainda que essas lavadeiras que utilizavam o rio não se sentiam diminuídas e sim felizes por terem as pedras como jóias que elas não precisariam levá-las para casa, porque ninguém as roubariam, nem elas se deixariam seduzir por estranhos.
Hoje muitas pessoas usufruem de máquinas de lavar roupas, não tendo que se sacrificarem tanto.
Após os comentários foi solicitado que os alunos interpretassem o texto respondendo quatro questões propostas.


Interpretação Textual

a) Que palavras e expressões o autor usa para falar da hereditariedade das pedras do rio?

Cada pedra é herança de família, passando de um para outro como vão passando as águas do tempo.

b) Como o autor descreve fisicamente as lavadeiras? Compare a descrição com a das pedras.

Umas são arredondadas e cheias, aquelas magras e angulosas, e todas tem ar próprio.

c) Como a idéia de trabalho relaciona pedra e lavadeira?

A lavadeira e pedra formam um ente especial.

d) Destaque algumas expressões empregadas conotativamente ( em sentido figurado ) no texto.

O canto murmurante vem da pedra. As pedras são jóias.

Aluno: L.B
Série: 6ª 03
E.E.B. Henrique Rupp. Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário